Blog

// Blog

Quais as vantagens do tecido poliéster e onde utilizá-lo?

Quais as vantagens do tecido poliéster e onde utilizá-lo?

O tecido poliéster é um dos mais populares do Brasil. Resistente a rugas, possui alta durabilidade o tecido poliéster  é ótimo para estampas, ele tem diversas vantagens para quem trabalha com confecção e costura de roupas.

Embora os tecidos naturais sejam mais frescos, o tecido poliéster traz muitos benefícios para quem procura por qualidade, praticidade e durabilidade. Entenda estes pontos a seguir:

O que é o tecido poliéster?

O tecido poliéster é uma microfibra produzida com politereftalato de etileno (PET), polímero termoplástico derivado do petróleo. Lançado nos anos 1950, não demorou muito para se tornar popular. Além de reter a cor, ele não precisava ser engomado, o que facilitava a vida do trabalhador comum e da dona de casa.

No entanto, é preciso lembrar que o tecido poliéster produzido atualmente é muito diferente do lançado naquela época. Hoje, ele mantém as qualidades da época, mas é mais fino, leve e pode ser misturado com fibras naturais para trazer frescor e um toque mais macio.

Os tecidos de poliéster requerem alguns cuidados especiais, confira:

  • Separar as peças por cor e lavar à mão em água fria, utilizando apenas sabão neutro e, em seguida, colocar para secar em varal na posição vertical. O sabão em pó, alguns tipos de sabonetes, alvejantes e/ou amaciantes, são alcalinos e soltam o corante das fibras, podendo ocasionar desbotamento e manchas;
  • Evitar atritos como por exemplo torcer a peça. O procedimento ideal é apenas espremer levemente as roupas para retirar o excesso de água;
  • Não deixar a peça de molho e não guardar a peça úmida ou molhada;
  • Não recomendamos a confecção de peças com cores contrastantes para evitar a migração

Quais as vantagens do tecido poliéster?

vantagens-do-tecido-poliester

Durabilidade

O tecido de poliéster não fura ou desfia com facilidade, tornando a peça com mais durabilidade e exige menos cuidados em comparação com roupas de tecidos naturais, por esta razão, o poliéster, que confere conforto e resistência às peças, tem sido muito mais utilizado como tecido de moda íntima.

O tecido poliéster também apresenta menos encolhimento após lavagem e não amassa com facilidade. Essa é uma característica altamente vantajosa para roupas de trabalho que necessitam de visual intacto, sem aquela aparência amarrotada dos tecidos naturais.

Facilidade na secagem

O tecido de poliésterr seca rapidamente e por isso é muito indicado como tecido de moda praia, para confeccionar biquínis, sungas e maiôs. Essa rapidez na secagem não se reflete apenas com a água, em exercícios físicos, por exemplo, ele não retém o suor, por isso seu material também é muito indicado para a confecção de moda fitness.

Retenção de cor

É muito comum que tecidos naturais percam a cor com a lavagem, é por isso que, muitas vezes, suas fibras são misturados aos sintéticos. O tecido poliéster consegue reter o tingimento por muito mais tempo mesmo exposto à radiação solar, dando aquela impressão de peça nova por ano, o que torna muito indicado para a linha beach e é essa característica que agrega qualidade à sua marca, já que o consumidor final associa a retenção da cor à durabilidade, seja do tecido ou da cor/estampa.

Veja aqui a diferença entre a poliamida e o poliéster que quiser saber mais!

Entendeu quais são as vantagens do tecido poliéster? E se você deseja adquirir o melhor tecido para sua coleção, visite o site da Ramatex Têxtil!

<< Voltar para o feed do blog

Em sintonia com todos os movimentos da vida

Quer novidades? Assine nossa newsletter: