Qual a diferença entre poliamida e poliéster?

09/03/2020

Poliamida e poliéster formam uma dupla bastante conhecida no universo fitness e moda praia. Mas, você sabe quais são as diferenças entre esses dois tecidos? 

Ainda que ambos sejam fabricados a partir de fibras sintéticas, a verdade é que cada um possui características bastante particulares. Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para que você conheça um pouco mais sobre a poliamida e o poliéster e descubra qual deles é a opção mais indicada a cada caso. 

Continue a leitura e saiba mais!

Quais são as principais características da poliamida?

A poliamida foi o primeiro tecido sintético produzido pela indústria, por volta da década de 1930. Com um toque sedoso e macio que é bastante próximo ao toque de seda, a poliamida apresenta uma série de vantagens, como:

  • leveza e mais facilidade para lavar e secar;
  • mais elasticidade, proporcionando uma maior liberdade de movimentos;
  • baixa absorção de umidade, contribuindo para melhor transpiração;
  • maior durabilidade em comparação às fibras naturais.

Outra característica interessante é a sensação “geladinha” do tecido, trazendo a impressão de frescor que é bastante vantajosa tanto nas roupas esportivas quanto em roupas íntimas.

Como identificar o poliéster?

O poliéster foi criado aproximadamente 20 anos depois da descoberta da poliamida — por volta dos anos 1950 — e chegou ao mercado com um custo mais reduzido, mas sem perder a sua qualidade original.

Embora, ambos — poliamida e poliéster — apresentem facilidade na lavagem e um potencial de secagem rápida, com o passar do tempo fica cada vez mais difícil identificar em primeira mão a diferença entre os dois, já que as características dependem da composição e estrutura da base no momento de desenvolver o tecido.

Muitos deles podem apresentar diferença no toque, sendo mais firme e ter elasticidade levemente menor que a poliamida.

Outras características que podemos considerar:

  • Menos encolhimento;
  • Menor custo em comparação a poliamida;
  • Maior retenção de cor.

Mas vale ressaltar que, estas características dependem diretamente do processo do poliéster. 

Poliamida e poliéster: o que escolher?

poliamida-e-poliester-o-que-escolher

A resposta a essa pergunta é bastante simples: tudo depende do objetivo da sua coleção ou seguimento de confecção.

A capacidade de retenção das cores das peças em poliéster, mesmo quando expostas ao sol e ao calor por períodos mais longos, faz com que o tecido seja uma boa escolha para a moda praia e para os consumidores que preferem roupas fitness com tonalidades mais intensas e vibrantes.

Na hora da compra, a dica é equilibrar o estilo favorito de sua marca com o conforto para encontrar o tipo de tecido que melhor combina com a coleção. E, para ajudar na sua decisão entre poliamida e poliéster, temos um convite especial para você: visite o site da Ramatex Têxtil para conhecer todas as nossas linhas de tecido!

09/03/2020

© Ramatex 2020. Todos os direitos reservados.