Blog

// Blog

O que é tecido poliamida e quais roupas desenvolver?

O que é tecido poliamida e quais roupas desenvolver?

Para quem atua no mercado têxtil, não é nenhuma novidade que existem diversos tipos de tecido e que cada um deles é indicado para a produção de diferentes estilos de peça — dos looks do dia a dia às roupas de gala; da linha underwear às roupas de praia ou moda fitness. Porém, no conteúdo de hoje, vamos falar mais especificamente sobre o que é tecido poliamida.

Continue a leitura para conhecer o que é tecido poliamida, as características, as principais vantagens, bem como os melhores usos da poliamida no dia a dia e fique por dentro desse assunto tão importante para a indústria de tecidos. Confira e saiba mais!

tecido poliamida

Mas afinal, o que é tecido poliamida?

Lado a lado com o poliéster e o elastano, a poliamida também é confeccionada a partir de uma fibra sintética derivada do petróleo que é produzida industrialmente. No entanto, quando comparada a esses dois outros tipos de tecido, ela se destaca como uma opção de qualidade superior, sendo mais durável, resistente e com um toque muito semelhante ao do algodão, mas vale lembrar que isso tudo irá depender do processo de desenvolvimento do tecido.

Identificada no universo da química pela sigla PA, a fibra da poliamida foi sintetizada pela primeira vez no ano de 1935, por Wallace Hume Carothers, então funcionário da empresa norte-americana DuPont.

Com o tempo, o uso da fibra se popularizou em diversos campos da indústria revolucionando não apenas o mercado têxtil, mas também outros segmentos importantes como o automobilístico, a produção de móveis, itens plásticos ou acessórios esportivos.

Agora que você já sabe o que é tecido poliamida, vamos aproveitar os próximos tópicos deste conteúdo para listar algumas das principais vantagens que ele pode oferecer para o público consumidor, além de falar um pouco sobre os tipos de peça que utilizam esse tecido.

Os tecidos requerem alguns cuidados especiais, tais como:

  • Separar as peças por cor e lavar à mão em água fria, utilizando apenas sabão neutro e, em seguida, colocar para secar em varal na posição vertical. O sabão em pó, alguns tipos de sabonetes, alvejantes e/ou amaciantes, são alcalinos e soltam o corante das fibras, podendo ocasionar desbotamento e manchas;
  • Evitar atritos como por exemplo torcer a peça. O procedimento ideal é apenas espremer levemente as roupas para retirar o excesso de água;
  • Não deixar a peça de molho e não guardar a peça úmida ou molhada;
  • Não recomendamos a confecção de peças com cores contrastantes para evitar a migração

Quais os benefícios da poliamida para o mercado têxtil?

Além da durabilidade e da resistência que já citamos sobre as características da poliamida, esse tecido apresenta uma série de outras características positivas, veja:

  • o tecido é muito leve e macio;
  • o toque é frio e suave, aumentando o conforto;
  • possibilita a transpiração;
  • não absorve o excesso de umidade;
  • seca mais rapidamente;
  • é mais resistente ao ataque de traças.

Além dessas características, a poliamida é muito popular no universo dos esportes e atividades físicas de modo geral, já que a elasticidade do tecido permite maior flexibilidade e garante a liberdade de movimentos necessários aos praticantes de diferentes exercícios.

Para que tipos de roupa o tecido poliamida é mais indicado?

quais-roupas-desenvolver-com-tecido-poliamida

Apesar de ser encontrada em diferentes tipos de peça no mundo têxtil, o grande destaque da poliamida está nas linhas de roupas para academia, como tops, regatas, camisetas — de manga curta ou longa —, calças legging, shorts e macacões.

Esse tecido também encontra uma boa aceitação é na moda praia, com maiôs, biquínis e sungas e na confecção de lingeries de modo geral, com diferentes possibilidades de modelos e cores para atender a todos os corpos e gostos.

Porém, se bater aquela dúvida na hora de escolher quais peças produzir para atender aos objetivos do seu negócio, não precisa se preocupar! O segredo é se alinhar às tendências mais atuais, com estilos criativos, sem perder de vista o conforto e o bem-estar do seu público consumidor.

Depois de falarmos tanto sobre o que é tecido poliamida, suas características e como ele combina com as linhas de roupas para academia, que tal conhecer as opções que a Ramatex Têxtil oferece? Acesse o nosso site e confira todas as opções de produtos e estampas que temos para você!

Até breve!

fábrica de tecidos em Santa Catarina

<< Voltar para o feed do blog

Em sintonia com todos os movimentos da vida

Quer novidades? Assine nossa newsletter: