Blog

// Blog

Você sabe qual a diferença de estampa digital e estampa rotativa?

Você sabe qual a diferença de estampa digital e estampa rotativa?

A gente sabe que as estampas dão um toque todo especial a qualquer tecido, deixando os nossos figurinos repletos de cor e estilo e trazendo mais personalidade aos looks de qualquer ocasião. Mas, na hora de escolher a melhor opção para a sua coleção, o melhor é investir na tradicional estamparia rotativa ou apostar em uma bela estampa digital?

Para te ajudar a responder essa questão, preparamos este conteúdo com as principais características das estampas digital e rotativa para que você conheça um pouco mais sobre as diferenças e as vantagens de cada uma.

Continue a leitura para ficar por dentro do assunto!

O que é estampa rotativa?

A principal característica da estamparia rotativa está no processo de produção utilizado para colorir os tecidos. E quando falamos do desenvolvimento de estampas corridas, aquelas nas quais um único padrão de desenho ocupa toda a extensão do tecido, podemos destacar dois métodos diferenciados: quadro a quadro e por meio de cilindros.

Na estamparia quadro a quadro, os desenhos são gravados em telas de serigrafia. Como cada cor é gravada em uma tela, o resultado final no tecido é atingido por meio da sobreposição dessas matrizes.
A estampa feita com cilindros segue um processo semelhante ao do sistema quadro a quadro, mas por ser automatizado, permite que o trabalho seja realizado em uma escala maior e em menor tempo.

Por outro lado, apesar de toda a qualidade da estamparia rotativa, o processo apresenta algumas desvantagens, como:

  • O uso de apenas uma tela ou cilindro para cada tonalidade, fazendo com que os custos de produção fiquem mais elevados;
  • A necessidade de um alto volume de água e a geração de resíduos químicos provenientes das tintas utilizadas, o que pode trazer danos ao meio ambiente, fazendo com que essa opção não seja a mais recomendada do ponto de vista sustentável.

Por conta dessas características, a estamparia rotativa costuma ser mais indicado para produções em maior escala e para desenhos que sejam menos detalhados.

O que é estampa digital?

caracteristicas-estampa-digital

Enquanto a estampa rotativa apresenta características que atendem à produção em grande escala, o processo utilizado na estamparia digital se assemelha mais à impressão em papel a que estamos habituados a ver em nosso dia a dia e pode ser realizada de duas formas: direto no tecido ou por sublimação.

Como o próprio nome indica, a impressão direta é feita na própria peça, sendo indicada para a aplicação em tecidos como a poliamida. Porém, para atingir o resultado esperado, é importante preparar o tecido com produtos específicos para que ele absorva a tinta.

A técnica de sublimação, funciona muito bem em peças sintéticas ou com alguma mistura de fibras naturais. Nela, a imagem é impressa em papel transfer e, em seguida, é aplicada no tecido, penetrando no material por meio de calor e pressão.

Aqui na Ramatex, nós apostamos em tecnologia para oferecer ao nosso público duas categorias diferentes de estampa digital, com uma ampla gama de cores e imagens de alta definição:

Digital poliamida

A digital poliamida é muito utilizada na produção das peças fitness, moda íntima e moda praia, trazendo ótimos resultados para quem busca roupas com conforto e mobilidade, mas não abre mão daquelas estampas repletas de cor e originalidade. Mensalmente são lançadas diversas opções de desenhos que prometem agradar aos mais diferentes gostos e estilos.

Digital print

A digital print é uma técnica de impressão é muito indicada para tecidos de fibra sintética, o famoso poliéster, utilizado na produção de biquínis, maiôs, sungas, toda a linha beachwear e de sportswear. Além de assegurar cores mais vivas e que não desbotam com facilidade mesmo em contato com agentes como cloro e a água do mar. Na sublimação, a Ramatex ainda permite o desenvolvimento de desenhos exclusivos de acordo com o pedido de cada cliente.

E você, já conhecia todas as diferenças e possibilidades desses estilos de estamparia? Já utiliza alguma delas em sua confecção ou tem interesse em saber mais? Então, aproveite para acessar o site da Ramatex Têxtil e conheça todas as nossas linhas de estampa digital!

<< Voltar para o feed do blog

Em sintonia com todos os movimentos da vida

Quer novidades? Assine nossa newsletter: