Blog

// Blog

Guia definitivo: Como criar uma marca de roupa?

Guia definitivo: Como criar uma marca de roupa?

Criar uma marca de roupas é muito mais que definir um nome ou um logotipo, é agregar valor à vida de seus consumidores, oferecendo produtos que satisfaçam suas necessidades e sanem suas dores.

Se você deseja investir no setor de moda e não sabe por onde começar. Aprenda em 7 passos como criar uma marca de roupa e comece já a empreender!

1º Passo – Defina um propósito

Para criar uma marca de roupas é preciso entender que é através dela que você se comunica e se expressa, por isso se faz necessário ter um propósito bem definido antes de começar a operar.

Isso porque uma marca que atende ao segmento de roupas de inverno, por exemplo, possui um propósito diferente de uma marca de roupas de verão. Essa diferenciação é feita com base na sazonalidade (períodos de alta procura), sendo que não é uma regra geral.

O que impera nesse primeiro passo é que você precisa definir a mensagem que sua marca de roupas deseja passar e como isso será transmitido nas coleções.

2º Passo – Estude o público-alvo e a concorrência

Outro passo bastante importante para criar uma marca de roupas é entender com quem a sua marca irá se comunicar.

Uma forma eficiente de fazer isso é realizar um benchmarking, ou seja, uma pesquisa que avalia as práticas e estratégias adotadas por outras organizações que atuam no mesmo segmento que o seu.

3º Passo – Crie um plano de negócios

Para criar uma marca de roupas, é necessário elaborar um plano de negócios, um documento no qual constará alguns aspectos e elementos de um negócio que está para surgir, sendo fundamental para se ter uma visão administrativa e estratégica da empresa.

No caso de uma marca de roupas, é preciso que o plano de negócios tenha alguns elementos, como estimativas financeiras, riscos de negócios, análise competitiva da concorrência, detalhes sobre os produtos, estrutura operacional, dentre outros.

4º Passo – Escolha o nome da sua marca de roupa

Criar uma marca de roupas envolve vários processos, inclusive definir o nome da sua marca.

Criativamente falando, essa é uma das etapas mais complicadas para quem deseja criar uma marca de roupas, isso porque o nome faz parte da identidade da sua marca e há vários elementos que precisam se conectar para transmitir tudo o que a marca deseja comunicar aos seus consumidores.

5º Passo – Registre a sua marca

Após escolher o nome da sua marca de roupas, é hora de registrar a sua marca. Esse passo é fundamental para a sua marca porque protege o seu negócio e confere propriedade sobre a marca de roupa. Isso assegura plenos direitos a quem registrou e evita que outra pessoa registre uma marca com o mesmo nome que a sua, ou seja, a sua marca é única e exclusivamente sua.

6º Passo – Conte com bons fornecedores

Criar uma marca de roupas deve contemplar um bom networking para o bom desenvolvimento de sua empresa, ou seja, é necessário contar com bons fornecedores que atendam as demandas de sua empresa, como tipos de tecido, aviamentos e afins.

Isso porque a agilidade na entrega de insumos é sinônimo de eficiência na otimização do tempo, permitindo produzir coleções mais rápidas. Essa dinâmica resulta em mais lucros para a empresa. Por isso é tão importante escolher fornecedores que suprem as demandas da sua empresa com eficiência.

Se você deseja investir no segmento de moda fitness, moda praia ou moda íntima, a Ramatex é uma fornecedora de tecidos que atende as linhas Beachwear, Sportswear e Underwear.

7º Passo – Planeje a sua primeira coleção

Planejar cuidadosamente a sua primeira coleção de roupas é tão importante quanto todas as outras etapas, isso porque será através dela o primeiro contato dos consumidores com o resultado do seu trabalho.

Para obter sucesso com a sua primeira coleção, estude as tendências do momento e o que tem chamado a atenção do público. Em seguida, planeje cada detalhe das suas peças: tecidos, cores, cortes e composições, e não se esqueça de acrescentar a identidade de sua marca nas peças de roupa.

Para te inspirar, confira este conteúdo sobre tendências para moda fitness.

Agora que você já sabe como criar uma marca de roupas, que tal conhecer mais sobre a Ramatex e a linha de tecidos que trabalhamos? Com o serviço de estamparia digital da Ramatex, a sua primeira coleção de roupas fica com a cara da sua marca. Venha conferir!

fábrica de tecidos em Santa Catarina

<< Voltar para o feed do blog

Em sintonia com todos os movimentos da vida

Quer novidades? Assine nossa newsletter: