Como desenvolver uma coleção de roupa fitness

25/11/2020

Um dos mercados com maior crescimento nos últimos anos, o universo fitness tornou-se uma ótima oportunidade de negócios. Suplementos, academias, equipamentos, acessórios e, claro, o vestuário. A moda desse setor une design e funcionalidade. Por isso, é importante conhecer alguns passos e aspectos importantes para a criação de uma coleção de roupa fitness.

No passado, a moda fitness focava muito no ambiente das academias de musculação. O cuidado com a saúde e com o corpo, hoje em dia, levou as pessoas a buscarem as mais variadas modalidades de exercícios físicos e práticas esportivas, por isso, a versatilidade de uma peça de coleção de roupa fitness é um dos pontos principais.

Definindo o público-alvo

Seja uma empresa nova, ou alguém com mais tempo de mercado, o público-alvo nunca é estático e é preciso estar atento a novas demandas e hábitos dos consumidores. A definição de um público-alvo pode ser feita a partir de pesquisas próprias e também com o uso de informações já disponíveis, como dados demográficos e econômicos.

Pensando em uma coleção de roupa fitness, você precisa entender também a faixa etária do público. Boa parte são pessoas entre 15 e 30 anos. Porém, atualmente há um público consumidor acima dos 30 e até mesmo na terceira idade que tem investido na saúde e, consequentemente, em moda fitness. Não dá pra deixá-los de fora.

A escolha da matéria-prima para a coleção de roupa fitness

Aqui está um ponto fundamental de toda coleção de roupa fitness. Independente do público-alvo e dos modelos que você vai criar, a matéria-prima de qualidade é o grande diferencial desse segmento. Uma peça com tecnologia, que garanta conforto e performance, vai ajudar a cumprir as expectativas e exigências do público fitness.

Uma dica importante é conversar com o fornecedor para entender se as suas ideias serão bem aplicadas aos tecidos e escolher melhor o tipo de tecido para cada modelo. Isso vai te ajudar a entender também qual matéria-prima vai funciona melhor para receber acabamentos diferenciados e estampas personalizadas.

Aqui na Ramatex a gente tem uma variedade de tecidos que ajudam a agregar valor na sua coleção de roupa fitness. Os mais indicados são os que possuem tecnologia Dry, que ajuda na transpiração, e os que têm proteção solar, garantindo o uso da peça em ambientes externos. Outra tecnologia de tecido que se alinha muito bem à coleção é o Compress, que normalmente é usado para a moda íntima, mas pela sua característica de compressão também integra muito bem a moda fitness.

Variedade de peças

Alguns modelos fitness são clássicos e devem estar sempre na sua coleção. É o caso das leggings, que nunca saem de moda e recebem as tendências de cores e estampas com facilidade. Para climas mais quentes, o short de ciclismo é uma pedida ótima pela sua versatilidade. Para o público feminino, a versão estilo saia também costuma ser sucesso.

Para os modelos da coleção de roupa fitness, a funcionalidade da peça vai indicar os moldes, acabamentos e detalhes extras. Peças com bolsos e compartimentos seguros para celular e chaves, por exemplo, são diferenciais interessantes.

Vale ter na coleção também aquelas peças que podem servir tanto para a prática esportiva quanto para coordenar com algum outro look, mais casual. Tecidos mais leves são os indicados para esse tipo de peça, que devem ter cores e estampas mais sóbrias.

Falando em cores, na Ramatex nós temos uma grande variedade de cores dos tecidos e, para aquelas peças que vão ser destaques e exclusividades da sua coleção, nós damos todo o suporte para a criação e aplicação da sua estampa.

Lançamento e divulgação

Com tudo pronto, não esqueça de apresentar a sua coleção de roupa fitness ao seu público final. Além de catálogos e materiais offline, uma aposta importante é no marketing digital. Com o mapeamento do público, as suas peças podem chegar ao consumidor certo e na hora em que ele está disposto a comprar.

Lembre-se de comunicar os diferenciais da sua coleção, como estampas exclusivas e a tecnologias da matéria-prima. As ferramentas digitais mais indicadas para isso são as mídias sociais, e-mail marketing e anúncios online direcionados.

25/11/2020

© 2021. Todos os direitos reservados.