Mude o visual da sua casa usando tecido como papel de parede

01/12/2021

Tá afim de fazer algo diferente na decoração da sua casa mas não sabe por onde começar? Que tal usar aquela sobra de tecido e criar algo totalmente personalizado para o seu lar?

Hoje você vai aprender com a Ramatex quais são as vantagens de utilizar tecido como papel de parede, uma opção barata, prática e extremamente duradoura.

Continue a leitura e mãos à obra!

1 – As vantagens de usar tecido como papel de parede

Além do custo-benefício, que sai bem mais barato do que comprar e aplicar um papel de parede pronto, o tecido não exige tantas preparações da parede. O tecido ainda pode ser utilizado em portas, janelas e outros objetos da sua casa ou escritório.

É uma forma de decorar os ambientes de forma única e exclusiva, de deixar um espaço sem vida muito estiloso e de poupar a dor de cabeça que é uma obra convencional com tinta, por exemplo.

Criar o seu próprio papel de parede com tecido também é sinônimo de praticidade, já que é super fácil remover caso seja necessário. Ele costuma sair inteiro sem danificar a parede.

2 – Onde pode ser aplicado?

A aplicação do tecido como papel de parede pode ser feita em quase todos os lugares, exceto aqueles com muita umidade, fluxo intenso de água, risco de chuva e afins. Em áreas internas e até varandas cobertas está liberado!

Não indicamos também para as cozinhas, até porque o tecido pode absorver o cheiro dos alimentos.

Ah! E você não precisa aplicar na parede toda se não quiser. Dá para usar a criatividade e criar faixas, listras, painéis e outras ideias com o tecido.

3 – Como fazer a manutenção?

A manutenção pode variar de caso para caso e algumas vezes nem precisará ser feita, tudo depende da maneira que você aplicar. Não existe uma recomendação de tempo para retocar, é preciso apenas limpar o tecido  de vez em quando, já que ele pode acumular sujeira.

Para  isso, use um pano úmido (cuidado para não molhar demais) com um pouco de detergente e passe com carinho no tecido.

4 – Assista tutoriais ou chame um profissional para realizar o serviço

Vamos deixar um vídeo bem prático para você aprender a aplicar. Caso sinta que terá dificuldade, procure a ajuda de um profissional para fazer por você.

Clique aqui para ir até o vídeo tutorial

5 – Passo a passo: como fazer papel de parede com tecido

Aqui vamos deixar uma receita mais caseira para você aplicar você mesmo. Para usar tecido como papel de parede, você vai precisar de:

  • 2 xícaras de água
  • 3 colheres de sopa de amido de milho
  • Tecido
  • Estilete para recortar
  • Pincel ou rolinho de pintura

Ferva a água e depois misture o amido de milho em uma tigela com um pouco de água até que o pó esteja dissolvido. Bata bem essa mistura até ficar homogênea. Cozinhe por cerca de 1 minuto e, em seguida, retire do fogo e deixe esfriar.

Usando o pincel ou o rolinho aplique a mistura fria na superfície que deseja e em seguida cole o tecido e espalhe com as mãos.

Veja o passo a passo com fotos aqui!

Agora é a sua vez de aplicar! Gostou deste conteúdo? Então use-o de inspiração para aplicar o seu tecido como papel de parede, tire uma foto do resultado e marque Ramatex nas redes sociais!

 

01/12/2021

© Ramatex Indústria Têxtil 2022. Todos os direitos reservados.