Blog

// Blog

Conheça a tecnologia smart clothes: O futuro com roupas que não precisam ser passadas!

Conheça a tecnologia smart clothes: O futuro com roupas que não precisam ser passadas!

Quanto mais o tempo passa, mais comum se torna ver a tecnologia fazendo parte do nosso dia a dia. Desde que começamos a conectar cada vez mais coisas à internet, a palavra smart (“inteligente”) é atribuída a itens que marcam uma evolução tecnológica, e claro, isso tem tudo a ver com moda. Neste conteúdo você vai conhecer a tecnologia smart clothes, roupas que desde a década de 70, oferecem funcionalidades além do uso tradicional.

Segundo o jornal de economia Valor Econômico, o conceito de smart clothes surgiu quando cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em Boston, decidiram colocar microchips em peças de vestuário.

O que é tecnologia smart clothes?

A tecnologia smart clothes pode ser definida pela sua preocupação em oferecer peças mais interativas, confortáveis e conscientes com a saúde do meio ambiente. Ou seja, roupas com essa tecnologia possuem materiais capazes de oferecer funções tecnológicas além do uso comum.

Alguns exemplos de smart clothes são roupas com ar-condicionado, sensor de bactérias, maior facilidade de absorção, capacidade de carregar aparelhos celulares e até mudar de cor.

Tecidos com elastano, poliamida e poliéster, bastante presentes em peças do mundo fitness, são peças que não costumam amassar com facilidade e já podem poupar você de passar horas com o ferro de passar roupas na mão.

smart clothes

Por que roupas inteligentes?

Elas são chamadas assim por possuírem tecnologias úteis que proporcionam bem-estar. Camiseta que monitora dados meteorológicos, peças íntimas que secam com mais agilidade e camisas que medem a frequência cardíaca são alguns exemplos.

Além disso, as roupas inteligentes são chamadas assim por:

  • Proteger contra raios UVA e UVB;
  • Facilitar o equilíbrio térmico e manter o corpo seco;
  • Conduzir eletricidade;
  • Ter fios que podem inibir a proliferação das bactérias;

O que esperar dos próximos anos

Com os avanços tecnológicos acontecendo cada vez mais rápidos, a indústria têxtil não fica de fora das projeções para o futuro. A Textiles Intelligence, fornecedora de informações de negócios globais para a indústria internacional de fibras têxteis e vestuário, sugere que o mercado de têxteis antimicrobianos crescerá quase 10% ao ano em decorrência da pandemia de COVID-19.

Se há tempos já temos peças esportivas capazes de medir batimentos cardíacos de atletas, a tendência smart clothes tende a evoluir para outras linhas. Segundo o relatório What´s After What´s Next? The Upside of Disruption, da consultoria de negócios EY, em breve peças capazes de monitorar a saúde das pessoas poderão ser encontradas nas lojas.

Como a Ramatex abraçou essa tecnologia

A Ramatex já trabalha com tecnologia smart clothes e oferece tecidos para active, beach e underwear com estrutura firme, proteção UV+ 50 e facilidades que ajudam no cuidado do dia a dia. Além disso, atua com o conceito Go Green, que tem como objetivo o uso racional do uso de recursos naturais e a redução do desperdício e da emissão de gases poluentes na atmosfera. Entre em contato com um de nossos representantes e saiba mais sobre os nossos tecidos!

Conte com a nossa fábrica de tecidos em Santa Catarina para modernizar sua coleção.

<< Voltar para o feed do blog

Em sintonia com todos os movimentos da vida

Quer novidades? Assine nossa newsletter: