Blog

// Blog

Cuidados com tecidos de poliamida e poliéster

Cuidados com tecidos de poliamida e poliéster

Você conhece os cuidados com tecidos de poliamida e elastano, os truques e as recomendações que ajudam a conservar e prolongar a durabilidade de uma peça? Hoje a Ramatex preparou um conteúdo prático e esclarecedor para você cuidar corretamente das suas roupas.

Continue a leitura para conferir as dicas!

 

Lavagem

No caso da poliamida e poliéster, os cuidados especiais são referentes à lavagem e ao armazenamento das peças. Utilize sabão neutro, não use alvejantes ou amaciantes durante a lavagem, eles podem ocasionar desbotamentos e manchas. As peças não devem ser deixadas de molho.

Para conservar o brilho e o conforto da fibra, você também deve evitar atritos que podem quebrar a mesma, como torcer a peça por exemplo. O ideal espremer levemente depois de lavar para remover o excesso de água antes de ir para o varal. Antes de guardar, certifique-se de que as roupas estão secas o suficiente para irem para o armário.

A praticidade da máquina de lavar nem sempre é o mais recomendado para todos os tecidos, como é o caso do poliéster e da poliamida. Nestes casos de tecido para roupa fitness, praia e lingerie,  a operação da máquina pode desgastar as fibras e danificar rapidamente as peças.

Então, para prolongar a qualidade, prefira lavar na mão utilizando água fria.

Alguns cuidados especiais

  • Separar as peças por cor e lavar à mão em água fria, utilizando apenas sabão neutro e, em seguida, colocar para secar em varal na posição vertical. O sabão em pó, alguns tipos de sabonetes, alvejantes e/ou amaciantes, são alcalinos e soltam o corante das fibras, podendo ocasionar desbotamento e manchas;
  • Evitar atritos como por exemplo torcer a peça. O procedimento ideal é apenas espremer levemente as roupas para retirar o excesso de água;
  • Não deixar a peça de molho e não guardar a peça úmida ou molhada;
  • A secagem deve ser feita à sombra;
  • Não recomendamos a confecção de peças com cores contrastantes para que não ocorra migração. Neste caso indicados os tecidos com fio tinto em massa, como o LIGHTNESS ECO, URBAN ECO e ECO LIGHT.

tecido poliamida

Cuidados com a secadora

A secadora facilita a nossa vida na hora de secar roupas em dias nublados e úmidos, mas pode ser a grande vilã de algumas peças. Sutiãs de tecido para lingerie, meia calça, roupas de lã, renda, veludo e caxemira são mais frágeis e podem encolher ou perder a estrutura e maciez, se tornando peças inutilizáveis depois de algum tempo na secadora. Portanto, prefira secar as peças no varal ao ar livre.

E então, gostou das dicas de cuidados com tecidos? Aproveite as novidades em tecnologia que a Ramatex oferece, entre em contato e conte conosco para inovar nos próximos lançamentos.

ramatex industrial textil em santa catarina

<< Voltar para o feed do blog

Em sintonia com todos os movimentos da vida

Quer novidades? Assine nossa newsletter: