Go Green, o conceito Ramatex para a sustentabilidade na indústria

03/06/2020

A sustentabilidade na indústria é uma das maiores tendências no mundo da moda. Por muito tempo, essa não foi uma preocupação das grandes marcas, o que levou o setor têxtil a ser um dos mais poluentes do planeta. A estimativa é de que seja responsável por algo entre 8% e 10% da emissão de gases do efeito estufa na atmosfera.

Atenta a essa questão, a Ramatex adotou o conceito Go Green, que preza pelo respeito ao meio ambiente e à sociedade, promove a conscientização dos envolvidos em toda a cadeia produtiva e incentiva as boas práticas de consumo, além de ações sociais.

Neste artigo, você vai conhecer esse projeto e porque é tão importante investir na moda sustentável.

Por que praticar a sustentabilidade na indústria têxtil?

A indústria têxtil gera cerca de 2,4 bilhões de Euros em negócios e emprega cerca de 75 milhões de pessoas em todo o mundo. Entretanto, de acordo com um relatório da ONU Meio Ambiente, o setor origina 20% das águas residuais mundiais e libera, por ano, mais de 500 mil toneladas de microfibras de plástico nos oceanos.

Além disso, os hábitos de consumo da população também contribuem para agravar a situação: as pessoas compram, hoje, 60% mais peças do que compravam há 15 anos, e permanecem menos tempo em guarda-roupas. Ou seja, grande parte do que é produzido pela indústria têxtil vai parar no lixo com pouco tempo de uso.

Por essas razões, as Nações Unidas decidiram discutir a questão e criar um pacto internacional pela redução do uso de recursos naturais na indústria da moda. A partir de um encontro da ONU Meio Ambiente em 2019, no Quênia, surgiu a Aliança para a Moda Sustentável.

O movimento mundial propõe uma nova abordagem para a produção, distribuição e o consumo dos itens de vestuário. Marcas reconhecidas mundialmente aderiram à aliança e estão, assim como a

Ramatex, fazendo a sua parte para a preservação do planeta.

Como o Go Green da Ramatex ajuda o meio ambiente?

O conceito Go Green é mais do que a criação de uma moda sustentável, é um passo para a recuperação do planeta. É um movimento para a criação de soluções ecológicas e viáveis de desenvolvimento, que têm como objetivo o uso racional do uso de recursos naturais e a redução do desperdício e da emissão de gases poluentes na atmosfera.

A primeira linha de produtos do projeto foi desenvolvida em parceria com a empresa HUADING Poliamida, denominada pela mesma como, Green Fiber. Os fios usados na fabricação dos produtos são livres de corantes, tingidos em massa, tecnologia limpa que elimina poluentes líquidos, sólidos e gasosos, o que reduz em 70% o uso de água e da energia elétrica durante o tingimento.

O conceito GoGreen foi a base da Coleção Cápsula 2019/2020, com foco nas linhas Activewear, Beachwear e Underwear. Além de sustentáveis, os produtos são inovadores e possuem qualidade diferenciada, o que atende aos consumidores contemporâneos e também contribui para o consumo consciente, uma vez que têm alta durabilidade.

Conheça aqui os produtos Ramatex com selo Green Fiber:

produtos-ramatex-green-fiber

Essa é contribuição da Ramatex para a preservação da vida: soluções ecológicas e o estímulo às boas práticas de preservação do meio ambiente. E não para por aqui: vários outros projetos estão em desenvolvimento.

Ficou interessado em saber mais sobre a marca e o conceito Go Green de sustentabilidade na indústria? Então, visite o site da Ramatex.

03/06/2020

© 2021. Todos os direitos reservados.