Moda Sustentável: O que é e por que apoiar essa ideia?

01/06/2021

Já parou para pensar no processo de produção da roupa que você está usando agora? Pois é, para atender a demanda de consumo, diversas empresas do mercado da moda não pensam nisso e alimentam um sistema baseado em agredir a natureza com o alto consumo de matéria-prima não renovável. Por isso, nós precisamos falar de moda sustentável.

Neste conteúdo vamos detalhar o conceito de moda sustentável e trazer as mudanças que ele propõe na indústria têxtil, um dos setores mais poluentes do planeta. Você vai perceber que tem muitos motivos para apoiar essa ideia. Aproveite a leitura!

O que é moda sustentável?

É todo meio de produção de moda que defende o corte ou a minimização dos impactos negativos ao meio ambiente, como a poluição, o descarte indevido de resíduos químicos nocivos e a degradação de espaços naturais.

A moda sustentável propõe que a indústria tenha mais consciência do que vem causando ao planeta há séculos, e que as empresas passem a utilizar novas tecnologias para que todos os resíduos sejam reciclados.

Além do processo de produção, esse conceito também abrange a vida útil das peças, propondo que seja feito o uso consciente ao oferecer peças com maior durabilidade para que possam ser usadas por mais tempo.

Por que apoiar essa ideia?

O primeiro motivo é óbvio e alarmante: o mercado da moda está entre os mais poluentes do mundo, sendo responsável por emitir entre 8% e 10% das emissões globais de gases-estufa, ultrapassando o transporte marítimo e a aviação juntos.

Além disso, cerca de 500 mil toneladas de microfibras sintéticas são depositadas nos oceanos todos os anos, sem falar na poluição do solo a partir do uso de pesticidas no plantio de fibras naturais.

moda sustentável no brasil

Esses dados impressionam e não devem mais ser ignorados. Apoiar a moda consciente é salvar o planeta, é entender que fazer moda não é necessariamente destruir o que nos foi dado de graça e que é possível sim criar a sua confecção com um propósito inspirador.

Ou seja, quando você apoia essa realidade (que já deixou de ser tendência e virou uma necessidade), você não só diminui a quantidade de lixo, como também consegue conscientizar o seu cliente sobre esse consumo. A partir daí, ele passa a entender que a sua marca vai muito além de roupinhas bonitas e que se preocupa verdadeiramente com a saúde do meio ambiente.

A diferença entre moda sustentável e moda consciente

Elas são complementares, mas possuem significados diferentes. Enquanto a sustentável está bastante focada em modificar os processos de produção agressivos à natureza, a moda consciente tem mais a ver com o consumidor que se preocupa em saber como foi feita aquela peça, se teve condições precárias de trabalho envolvidas, se a roupa pode ser reciclada e se ela tem um significado.

O consumidor de moda consciente, como o próprio nome diz, tem consciência de que fazendo a sua parte ele pode mudar os hábitos de consumo.

 

A Ramatex apoia a moda sustentável

A Ramatex desde 2019, segue o conceito Go Green, que é um movimento para a criação de soluções ecológicas e viáveis de desenvolvimento, que tem como objetivo o uso racional de recursos naturais, a redução do desperdício e da emissão de gases poluentes na atmosfera.

A partir disso criamos a uma linha de produtos chamada Green Fiber, onde os fios usados na fabricação dos tecidos são livres de corantes, são tingidos em massa, usam tecnologia limpa que elimina poluentes líquidos, sólidos e gasosos, e que reduz em 70% o uso de água e da energia elétrica durante o tingimento.

Fazemos parte do projeto Revestido de Amor

É com prazer que anunciamos que fazemos parte do projeto Revestidos de Amor, você conhece? Trata-se de um ação social que se dedica a ajudar pessoas ao redor do mundo que enfrentam uma dura e escassa realidade.

O objetivo do projeto, é levar por meio de ações diretas e a realização de parcerias, roupas, brinquedos, produtos de higiene pessoal, material escolar e até suporte para a construção de casas e lavouras, para que essas pessoas possam trabalhar e ter uma renda para sustentar suas famílias. A Ramatex realiza constantes doações de tecidos e sobra de retalhos e ajudamos a divulgar esse lindo trabalho em nossos canais de comunicação.

Viu só como é importante ter um olhar ecologicamente correto dentro da moda? Se gostaria de saber mais informações sobre o projeto revestidos de amor fale conosco.

ramatex industrial textil em santa catarina

01/06/2021

© Ramatex Indústria Têxtil 2021. Todos os direitos reservados.