Blog

// Blog

Moda Sustentável e Moda Consciente: Qual a diferença entre as duas tendências?

Moda Sustentável e Moda Consciente: Qual a diferença entre as duas tendências?

Já que recentemente falamos sobre moda sustentável por aqui, hoje vamos nos aprofundar em algo que faz parte desse assunto. Vamos entender a diferença entre moda consciente e moda sustentável, e descobrir como elas são complementares mesmo com  significados diferentes.

O que conecta moda sustentável e moda consciente

Ambas buscam acabar, ou pelo menos diminuir, o consumo e a produção desenfreados de peças descartáveis e poluentes, como a linha  fast fashion. Essa fórmula que possibilitou com que as roupas fossem produzidas em maior velocidade e quantidade, também faz com que a indústria da moda seja responsável por toneladas de lixos prejudiciais à sustentabilidade do planeta.

Um dado do jornal de economia Valor Econômico, mostra que a indústria da moda responde por algo entre 8% e 10% das emissões globais de gases-estufa.

Para interromper o ciclo rápido desse tipo de produção e consumo, a moda sustentável e moda consciente surgem como boas respostas.

E qual a diferença entre moda sustentável e moda consciente?

Enquanto a moda sustentável, também chamada de eco fashion, está ligada à produção, a moda consciente está ligada ao consumo.

Moda sustentável é toda forma de produção que se preocupa em criar peças que possam ser utilizadas por um longo tempo e que sejam de tecidos eco-friendly, onde são usadas fibras orgânicas que carecem de menos água na produção. Além disso, essa ideia faz aplicação de corantes naturais e colas menos tóxicas para que não haja a poluição dos oceanos e apoia a reutilização de tecidos e outros materiais usados que podem ser descartados.

Já a moda consciente parte do consumidor que prefere uma roupa com significado. Ele busca peças feitas de materiais sustentáveis, que sejam de qualidade e tenham durabilidade. Quem adere ao consumo consciente costuma buscar saber se é possível a reciclagem total após o descarte, mesmo evitando descartar a roupa rapidamente.

Motivos para você aderir a essas tendências

A moda sustentável e a moda consciente nos fazem repensar nossa relação com o meio ambiente e questionar processos que geram poluição. Aderindo ao consumo consciente, você:

  • Pode comprar roupas que durem anos e que estejam sempre bem alinhadas;
  • Faz um bem danado ao nosso planeta e ajuda a poupá-lo de mais lixo;
  • Cria novas formas de ver a moda e dá um ótimo exemplo para futuras gerações;
  • Preserva recursos naturais e pode encontrar peças bem mais confortáveis;

Nós apoiamos essa ideia

A Ramatex segue o conceito Go Green desde 2019 e a partir disso criou a linha de produtos Green Fiber, onde os fios usados na fabricação dos tecidos são livres de corantes, usam tecnologia limpa que elimina poluentes líquidos, sólidos e gasosos, e que reduz em 70% o uso de água e da energia elétrica durante o tingimento.

Quando falamos em tecnologia Eco, estamos falando de tecidos que nem precisam ser passados e que possuem outras tecnologias importantes. Hoje a Ramatex trabalha com tecnologia UV 50+ que protege a pele dos raios solares UVA e UVB, além de DRY, POWER e outras que garantem uma malha extremamente confortável ao uso. Conheça!

<< Voltar para o feed do blog

Em sintonia com todos os movimentos da vida

Quer novidades? Assine nossa newsletter: