Roupas com proteção UV realmente funcionam?

04/02/2022

Roupas com proteção UV funcionam sim! É graças a essa tecnologia que podemos produzir peças que protegem nossa pele dos malefícios causados pelos raios ultravioleta, como queimaduras, câncer, envelhecimento precoce, manchas e vermelhidões.

Para esclarecer de vez as suas dúvidas a respeito das roupas com proteção UV, a Ramatex preparou um conteúdo que promete inspirar suas coleções de verão e responder suas dúvidas quanto a diferença entre UVA, UVB e UVC. Continue a leitura para saber mais!

roupas com proteção uv

O que é radiação ultravioleta (UV)?

Antes de mais nada, vamos entender o que é a radiação ultravioleta (UV).

A UV é um tipo de radiação eletromagnética presente nos raios solares. É a mais energética delas. Graças a ela e a outros tipos vindo do Sol, é que existe vida na Terra do jeito que conhecemos.

A UV estimula nossa visão, mas nem por isso é feita só de benefícios. Ela é definida como toda radiação com comprimento de onda menor que 400 nm, que pode ser muito prejudicial a saúde.

Sendo assim, blusas com proteção UV e outras peças são muito utilizadas por atletas amadores e profissionais durante as atividades ao ar livre. Esse tipo de peça cada vez se populariza mais por proporcionar conforto e proteção contra os efeitos nocivos dos raios solares.

E como as roupas com proteção UV são feitas

Geralmente o tecido com proteção UV é construído a partir da confecção da malha, onde é incorporado um aditivo fotoprotetor com o objetivo de complementar o bloqueio da passagem dos raios UV. Outros tecidos que não passam por esse banho aquoso químico, possuem proteção de acordo com a estrutura da malha.

No catálogo da Ramatex, os produtos com proteção UV possuem UV 50+, o que garante 98,5% de reflexão dos raios solares UVA e UVB.

Clique aqui para saber as diferenças entre tecidos com e sem proteção solar!

UVA, UVB e UVC

A radiação ultravioleta é divida em 3 tipos: UVA, UVB e UVC. Vamos entender a diferença entre elas?

Os raios UVA: Eles estão presentes no nosso dia a dia desde o momento em que o sol nasce e chega até nós através não só dos raios solares, mas da chuva, do vento, e penetram mais fundo na pele.

É o tipo mais nocivo pois atinge as células ainda na reprodução, gerando o envelhecimento do tecido e podendo causar doenças como o câncer.

Os raios UVB: Esses atingem apenas a camada superficial da pele, podendo causar assaduras e vermelhidão.

Os raios UVC: Não são nocivos ao corpo humano porque não conseguem penetrar a camada de ozônio.

Tecidos para produzir roupas com proteção UV

Agora que você já sabe que as roupas com proteção UV realmente funcionam, conheça algumas malhas que possuem a tecnologia UV+50. Confere só!

Cancun: Base com estrutura firme (16% Elastano) e que possibilita produção de peças com elasticidade e toque ideal para linha Beachwear. Possui uma cartela de cores especialmente desenvolvida para o segmento.

Lightness new: Base de Poliamida com Elastano super versátil. Sua excelente elasticidade multidirecional, conforto térmico, toque macio e caimento trazem como resultado peças extremamente confortáveis para a prática de esportes.

Italia Light: Base leve, com alto rendimento, produzida com fios de Poliéster multifilamentados e o Elastano CREORA® HIGHCLO™, o que proporciona extremo conforto, leveza e delicadeza.

Powerfitness Liso: Produzida com fio nobre de Poliamida para uso em peças que requeiram sustentação e performance.

Conheça aqui a linha completa de produtos!

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite a visita para falar com nossos representantes e garantir roupas com proteção UV para os seus clientes!

04/02/2022

© Ramatex Indústria Têxtil 2022. Todos os direitos reservados.