Blog

// Blog

Tecido com proteção solar: Conheça aqui como funciona e as composições

Tecido com proteção solar: Conheça aqui como funciona e as composições

Os raios solares trazem diversos benefícios ao corpo humano, entre eles a ativação da vitamina D. Em contrapartida, quando a exposição é muito alta, pode causar doenças de pele como o melanoma (câncer). Por isso, o tecido com proteção solar é um importante aliado de quem se expõe frequentemente ao sol, como surfistas, nadadores e outros esportistas.

A proteção aos raios ultravioleta (UV) é, portanto, um diferencial das marcas que se preocupam com os seus consumidores e procuram sempre oferecer novidades. Sabendo disso, a Ramatex produziu uma coleção que apresenta uma série de opções em tecidos com proteção UV+.

Conheça agora como funciona essa tecnologia e quais são as suas composições!

O que é o tecido com proteção solar e como ele funciona

O tecido com proteção solar é construído a partir da confecção da malha. O método utiliza a fibra da poliamida e dispensa a aplicação de produtos químicos.

Os produtos com proteção UV, que fazem parte do catálogo da Ramatex, possuem UV 50+, o que garante 98,5% de reflexão dos raios solares UVA e UVB. Com isso, os uso de cosméticos protetores e bloqueadores é dispensável.

Os tecidos requerem alguns cuidados especiais, como:

  • Separar as peças por cor e lavar à mão em água fria, utilizando apenas sabão neutro e, em seguida, colocar para secar em varal na posição vertical. O sabão em pó, alguns tipos de sabonetes, alvejantes e/ou amaciantes, são alcalinos e soltam o corante das fibras, podendo ocasionar desbotamento e manchas;
  • Evitar atritos como por exemplo torcer a peça. O procedimento ideal é apenas espremer levemente as roupas para retirar o excesso de água;
  • Não deixar a peça de molho e não guardar a peça úmida ou molhada;
  • Não recomendamos a confecção de peças com cores contrastantes para evitar a migração

Diferença entre os tecidos com e sem proteção solar

tecido-com-protecao-solar-e-sem-qual-a-diferenca

A diferença principal entre um tecido comum e um tecido com proteção solar UV50+ está na sua eficácia contra os raios ultravioleta. Os tecidos mais comuns usados nas roupas para o dia a dia oferecem pouca proteção contra eles.

Uma camiseta de algodão, por exemplo, tem fator de proteção ultravioleta (FPU) de 7, ou seja, bloqueia apenas 7 em cada 50 raios ultravioleta. Assim, as pessoas precisam fazer uso de filtros solares em creme, gel ou spray para garantir essa proteção.

Além disso, roupas de algodão, quando são molhadas, demoram muito para secar, o que causa desconforto e exige a reaplicação do protetor. Já as roupas feitas com tecido especial em poliamida, secam muito mais rápido, mantendo o conforto e a proteção.

Coleção Ramatex com tecidos UV50+

A maioria dos produtos da Ramatex conta com a proteção UV50+ e podem ser usados na fabricação de diversas peças, como biquínis, maiôs, sungas, tops, bodys, saídas de praia, leggings e camisetas.

O tecido Extreme Protect é o mais indicado para fabricação de blusas para esportes aquáticos, pois além da proteção contra os raios solares, também oferece resistência ao cloro, aumentando a durabilidade da peça.

A seguir estão algumas opções com proteção UV+50. caso queira ter acesso à todos os produtos, entre em contato conosco!

Como você viu, a tecnologia Extreme Protect preserva a saúde, pois protege a pele de doenças e, ao mesmo tempo, proporciona conforto, principalmente àqueles que ficam mais tempo expostos ao sol. Os corredores e ciclistas, por exemplo, também entram nesta categoria e, além da proteção UV50+, os tecidos também possuem a tecnologia Dry para manter o corpo seco. E, claro, tudo isso não pode faltar na sua linha sportwear!

Tecidos com proteção solar e outras opções você encontra no catálogo da nova coleção da Ramatex. Conheça já!

fábrica de tecidos em Santa Catarina

<< Voltar para o feed do blog

Em sintonia com todos os movimentos da vida

Quer novidades? Assine nossa newsletter: