Blog

// Blog

Como iniciar uma confecção de moda praia de sucesso?

Como iniciar uma confecção de moda praia de sucesso?

Diversas pesquisas comprovam e o clima também: o Brasil é o país que mais fabrica e consome artigos de moda praia no mundo. Segundo a Abit, Associação Brasileira da Indústria Têxtil, nós somos os responsáveis por movimentar nada mais nada menos que R$1,9 bilhões por ano, só dentro desse segmento. Dito isso, a luzinha da oportunidade se acende e inspira cada vez mais pessoas a abrirem sua própria confecção de moda praia.

E se você é uma dessas pessoas, aqui vão algumas dicas da Ramatex para esclarecer como iniciar uma confecção de moda praia do zero. Confere o passo a passo!

Começando pelo plano de negócios da sua confecção

como iniciar uma confecção de moda praia

Nessa etapa, você deve considerar todos os fatores que envolvem  abrir uma confecção  e colocar na ponta do lápis, quais serão os produtos que você vai oferecer, quem são (ou podem vir a ser) os principais clientes, onde vai ser a sua fábrica, a quantia de investimento inicial, quanto você estima receber como retorno desse capital, quanto a sua confecção de moda praia pretende faturar mensalmente, de quantas pessoas você vai precisar para a equipe, equipamentos, entre outros.

Parece muita coisa, não é mesmo? Mas calma, é no plano de negócios que você começa a dar forma para o seu projeto, sempre analisando concorrentes e ficando de olho em como caminha o ramo.

Pesquise os melhores fornecedores

Comece procurando na região e vá expandindo seu mapa de buscas. Lembre-se de optar SEMPRE pela melhor matéria-prima para seus artigos de moda praia, sem deixar de lado a pontualidade na entrega, flexibilidade na negociação e o custo/benefício.

Defina a linha de produtos da sua confecção de moda praia

como iniciar uma confecção de moda praia

Aqui você deve definir quais peças irão ser produzidas e para qual público, como por exemplo, para adultos – masculino ou feminino -, ou até mesmo para moda praia infantil. É importante definir na linha de produtos, tudo o que a sua empresa quer oferecer ao cliente.

Estrutura física

De início, recomendamos que você escolha um espaço físico de pequeno porte e vá aumentando de acordo com a evolução do negócio. 120m² seria perfeito para começar.

Se coloque no lugar do cliente e dos fornecedores, e analise muito bem a localização, que precisa ser de fácil acesso e ter uma boa visibilidade. Essa logística vai ajudar a sua empresa não só a ser encontrada rapidamente, como também facilitar a distribuição. Se for perto de uma região litorânea então, nota 10. Conheça a vizinhança, veja se é seguro e se o local possui estacionamento, isso faz toda a diferença.

Providencie os equipamentos para iniciar sua confecção

como montar uma confecção de moda praia

Além de maquinários como máquina industrial overloque, máquina galoneira com 3 agulhas, máquina de cortar tecidos, mesa para corte, máquina colarete de overloque, pespontadeira, máquina ECF e elastiqueira, você vai precisar dos equipamentos administrativos. O básico envolve mesas, cadeiras, computador, impressora,  telefone, um provador e de um balcão para a exposição das peças

Ah, não esqueça que inicialmente você pode contar com serviços terceirizados para a produção da coleção, dessa forma não precisará investir tanto em maquinário e terá verba para o investimento de divulgação e reconhecimento da sua marca no mercado.

Monte uma equipe com propósito

Quanto mais qualificada e alinhada for a sua equipe, mais o  seu negócio pode prosperar. Portanto, gerente de fábrica, vendedores, setor administrativo, estilistas e costureiras precisam trabalhar com o propósito de sempre oferecer o melhor produto final e ter um bom relacionamento como um todo.

Dica extra para trabalhar com confecção de moda praia

Existem dois pontos cruciais nesse processo: fazer a divulgação e não deixar a qualidade de lado.

Quando você entrega algo bem feito, produzido com cuidado, a divulgação acontece naturalmente e aí fica mais simples dar andamento no boca a boca. Crie um padrão a ser seguido e crie um perfil nas redes para espalhar seu negócio por aí!

O processo é árduo, cansativo e diversos problemas podem surgir no caminho, é NORMAL. Mas lembre-se, que lá na frente você vai olhar para trás e pensar: eu consegui erguer a minha confecção de moda praia do zero.

Gostou do conteúdo? Então fale conosco e converse com um Representante Ramatex para se inspirar com as novidades da moda praia 2021. Sucesso na sua jornada!

<< Voltar para o feed do blog

Em sintonia com todos os movimentos da vida

Quer novidades? Assine nossa newsletter: